Sunday, October 28, 2007

Mas por que razão...


não há invejas de:


  • doenças

  • problemas familiares

  • desemprego

  • perdas afectivas

  • tristezas e depressões

  • problemas económicos

  • and so on...

mas quando a piedade substitui a inveja, aí não há problemas, tão bom "ajudar" quem está vulnerável, procurar saber todo o drama para poder respirar de alivio porque não é connosco, felicidade oferecida á custa do sofrimento e vulnerabilidade alheios!!


Nunca entendi esta falta de respeito que floresce em paises civilizados, em que existem degraus afectivos que permitem a existência destes predadores de sentimentos que respiram de alivio quando a desgraça bate á porta do alheio e apenas estão preocupados em criticar quando os outros ocupam patamares mais elevados na sociedade.

A nossa verdadeira missão é aliviar o sofrimento de todos os seres viventes.



Contra a INVEJA...




A TI MESMO DEVES PROMETER


Ser tão forte que nada seja capaz de perturbar a paz da tua mente.

Falar a todos quanto encontrares, de felicidade, de saúde e de prosperidade.

Dar a todos os teus amigos a impressão de que possuem valor.

Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e contar unicamente com o melhor.

Ser tão justo e tão entusiasta a respeito do êxito dos outros quanto o és em relação ao teu próprio.

Esquecer os erros do passado e concentrar as tuas energias nas grandes conquistas do futuro. Manter sempre um semblante alegre, oferecendo um sorriso para todos as criaturas que encontrares no teu caminho.

Aplicar tanto tempo no melhoramento de ti mesmo que não sobre um único momento para criticar os outros.

Ser demasiado grande para te afligires, demasiado nobre para te irritares, demasiado forte para que te invada o temor, demasiado feliz para sentires contrariedades.

Ter uma excelente opinião de ti mesmo e proclamar isso ao mundo - não com altissonantes palavras, senão com grandes obras.

Ter a firme convicção de que o mundo está ao teu lado enquanto te mantiveres fiel ao que de melhor de ti existe.

Antes de falar, pensa cuidadosamente se o que vais dizer é verdadeiro, bom e útil; e se carece destas três qualidades, abstém-te de o dizeres.
tirado da net

Thursday, October 25, 2007

Ad caritatem per veritatem...


era a divisa do meu Colégio
Entrei neste Colégio aos 5 anos e saí aos 16 anos, rumo á Faculdade de Medicina do Porto e á VIDA.
Nesta capela todos os dias rezávamos e cantávamos ou ouviamos cantar as mameres. Uma vez por ano tinhamos retiros de 3 dias de santidade, em que não se devia falar com ninguem, eram-nos facultadas biografias de santos, ficávamos sentadas na capela a pensar em coisas tristes e no recreio isolávamo-nos para meditação. Quando a vontade de rir era muita e já não podiamos conter o riso, as mameres pediam-nos para pensarmos no fim do mundo e assim a tristeza tomaria conta de nós. Nunca tal me aconteceu...! faziamos um jejum moderado e já nem sei se nos abstinhamos de comer carne! Tenho saudades destes retiros, aprendi a conhecer-me e actualmente adoro a minha companhia, nunca me sinto sózinha porque divirto-me imenso com todas as minhas recordações...é como ir de férias quando me apetece!
Sinto uma tristeza conformada ao olhar para esta capela que tanta vida significou para tantas alunas, professoras e méres, agora uma simples sala de aulas repleta de fantasmas de vivos e de mortos. Onde estão aquelas imagens que durante tantos anos aprendi a olhar e o cheiro a incenso junto do sacrário que me entontecia e de que eu tanto gostava?! fazem companhia a alguns dos meus sonhos que nunca se realizaram.
Com doçura me lembro dos meus dois namorados, e meus companheiros do romantismo dos anos 50/60, em que namorar era apenas olhar e mandar bilhetinhos em canetas Parker...que geravam dramas quando os pais descobriam.
E ao som do Pat Boone, " love letters in the sand", e "you are my destiny" do Paul Anka e todas as musicas do Elvis e ainda do Hit Parade de domingo á noite, a vida fluia docemente naqueles dias looongos afrikanos, rodeada de familia em que todos nos amávamos.
E com uma tremenda curiosidade e ansiando o futuro e as prendas que ele nos traria...o depois era sempre o melhor!
Pois bem, já cheguei ao depois, já recebi as prendas, as boas e as más e o futuro tambem, já não existe a capela do meu Colégio, nem as mameres, mas existo EU.

as fotos retirei da net



Saturday, October 20, 2007

Ai a inveja...




A inveja não é você querer o que o outro tem (isso é a cobiça), mas querer que ele não tenha, é essa a grande tragédia do invejoso.

Autor: Ventura , Zuenir Fonte Notícias Magazine (DN)

Monday, October 15, 2007

Ai que saudades eu tenho da minha terra...




afinal o que define a nossa terra?




o local onde vivemos, que envolve as casa, as árvores, o capim, as flores, a fruta, os alimentos a que nos hbituámos, o sol, a lua, as estrelas, as ruas, a terra, o mar, os rios, os lagos, tudo o que nos rodeou desde que nascemos, o bom e o mal e aquele ar que sempre respirámos no meio das pessoas que desde criança connosco conviveram ?!




ou será antes viver num País onde se fala a nossa lingua, onde entendemos tudo o que nos dizem e onde podemos expressar livremente o que sentimos com a certeza de que nos ouvem, mas não reconhecemos nada do que nos rodeia, não construimos a nossa história?!




ou onde apenas vive a nossa familia connosco?!




não sei responder, embora a 1ª opção seja a que me parece a correcta porque eu continuo a sentir que a minha terra está lá longe, mas vazia da minha familia.



sou um barco naufragado na distância, enterrado na areia da praia, que se lembra das mil águas navegadas, mas enfrenta a preia mar de quilha orgulhosamente erguida e resiste á perda de todas as maravilhas antigas rumo ao infinito...







Tuesday, October 2, 2007

Afrika ...



"África não se reconstruirá sem nós, os pequenos fazedores do dia-a-dia. Sem que voltemos a dizer, com arejado empenho, “para África e em força”. Sem que deixemos de ter medo de pisar solo manchado de sangue ou de alegria. Porque a vida é assim, dá-nos de tudo, no melhor e no pior dos mundos."


retirado da net- Blog-Joia de Familia