Entrei neste Colégio aos 5 anos e saí aos 16 anos, rumo á Faculdade de Medicina do Porto e á VIDA.
Nesta capela todos os dias rezávamos e cantávamos ou ouviamos cantar as mameres. Uma vez por ano tinhamos retiros de 3 dias de santidade, em que não se devia falar com ninguem, eram-nos facultadas biografias de santos, ficávamos sentadas na capela a pensar em coisas tristes e no recreio isolávamo-nos para meditação. Quando a vontade de rir era muita e já não podiamos conter o riso, as mameres pediam-nos para pensarmos no fim do mundo e assim a tristeza tomaria conta de nós. Nunca tal me aconteceu...! faziamos um jejum moderado e já nem sei se nos abstinhamos de comer carne! Tenho saudades destes retiros, aprendi a conhecer-me e actualmente adoro a minha companhia, nunca me sinto sózinha porque divirto-me imenso com todas as minhas recordações...é como ir de férias quando me apetece!
Sinto uma tristeza conformada ao olhar para esta capela que tanta vida significou para tantas alunas, professoras e méres, agora uma simples sala de aulas repleta de fantasmas de vivos e de mortos. Onde estão aquelas imagens que durante tantos anos aprendi a olhar e o cheiro a incenso junto do sacrário que me entontecia e de que eu tanto gostava?! fazem companhia a alguns dos meus sonhos que nunca se realizaram.
Com doçura me lembro dos meus dois namorados, e meus companheiros do romantismo dos anos 50/60, em que namorar era apenas olhar e mandar bilhetinhos em canetas Parker...que geravam dramas quando os pais descobriam.
E ao som do Pat Boone, " love letters in the sand", e "you are my destiny" do Paul Anka e todas as musicas do Elvis e ainda do Hit Parade de domingo á noite, a vida fluia docemente naqueles dias looongos afrikanos, rodeada de familia em que todos nos amávamos.
E com uma tremenda curiosidade e ansiando o futuro e as prendas que ele nos traria...o depois era sempre o melhor!
Pois bem, já cheguei ao depois, já recebi as prendas, as boas e as más e o futuro tambem, já não existe a capela do meu Colégio, nem as mameres, mas existo EU.
as fotos retirei da net
No comments:
Post a Comment